A baino - educação tem como objetivo proporcionar soluções integradas e inovadoras na Gestão Educacional. Através da orientação e
trabalho conjunto com equipe de professores, coordenação e direção construímos
possibilidades de desenvolver a gestão educacional, administração de recursos e
profissionais, além de ampliar pedagogicamente o uso das tecnologias na sala de
aula.
O desenvolvimento desse trabalho é feito com palestras de sensibilização,
apresentação de recursos e ferramentas, processos de treinamento,
desenvolvimento de equipes, seleção de pessoal, além de oficinas e outras
atividades, nas quais a equipe docente pode experimentar a aplicação de instrumentos e tecnologias como recursos pedagógicos, transformando sua experiência em algo significativo.
Partindo da experiência e conhecimento de cada participante do processo de formação, é possível nivelar os conhecimentos e atuar de maneira individualizada, proporcionando maior segurança e conforto dos professores em utilizar as tecnologias e sua evolução no processo de ensino-aprendizagem da rotina escolar.
Aventure-se nesse mundo de possibilidades, conhecimento, criatividade e inovação!
Entre em contato e conheça nosso trabalho!
Abraços,
Exemplo:
Segue apresentação de como promover o uso da tecnologia como recurso educacional, usando ferramentas diversas, tais como:
· Prezi: Ferramenta de apresentação;
http://goo.gl/aGT4Mg
· A caminhada... O registro... - Uso das tecnologias;
· Calculadora: O uso da calculadora na sala de aula;
· Vídeos: recursos de apoio e exemplificação do conteúdo;
· Webginacana: ferramenta de estudo e construção de conhecimentos
entre professores e alunos.
WEBGINCANA
Olá, caros alunos e professores, hoje estamos aqui para experimentar alguns recursos tecnológicos usados em favor da educação.
Faremos um esboço de uma WebGincana, na qual poderemos utilizar nossos conhecimentos, sites, buscadores em geral, bem como a calculadora e o celular!
Vamos em frente?
Mãos à obra...
INTRODUÇÃO:
Vocês foram escolhidos para formar, a partir deste ano de 2013, a Tropa de Elite, criadora, defensora e guardiã da Escola do Futuro. Além dos seus conhecimentos muito esforço e trabalho serão necessários para esta tarefa! Vocês podem organizar-se como for melhor para atingir o resultado. Temos a convicção que entrarão neste desafio com o seguinte pensamento: "Missão dada, missão cumprida! (Filme: Tropa de Elite)"
DESAFIOS:
Acesse o vídeo "A matemática na vida" no site, http://www.portalrce.com.br/web/rce/detail?ebr_id=203947 e verifique como a matemática está presente em nosso dia a dia, além dos muros da escola.
Pensando nessa construção lógico-matemática e como ela nos influencia, realize as tarefas a seguir usando seus conhecimentos, calculadora física ou virtual, consultando sites: http://www.portalrce.com.br/web/rce/detail?ebr_id=203704,
ou outro recurso que possua.
Desafio
1)
O que é, o que é? Aparece duas
vezes num momento; uma vez só numa semana; uma vez, também, num mês; nunca num
ano e jamais num século?
Desafio 2)
O
Artur fez 10 anos e a mãe mandou fazer um bolo de aniversário que pesava 1800
gr. Se cada kg custa R$ 8,95 quanto terá de pagar a mãe do Artur?
Desafio 3)
Uma tartaruga, já velhinha, quer subir a margem
inclinada de um rio que tem 7 metros. Em três horas, ela sobe 3 metros e fica
tão cansada que tem de descansar 1 hora. Durante o descanso escorrega 1 metro.
Ao fim de quantas horas é que ela consegue subir a margem do rio?
Ao fim de quantas horas é que ela consegue subir a margem do rio?
Desafio 4)
Observe o desenho ao lado. Não, não é uma nova
dieta rica em refrigerante. Cada letra representa um algarismo de 0 a 9. Para
que a operação fique correta, qual o valor de cada letra?
|
Desafio 5)
Descobre a
regra utilizada para preencher o quadro seguinte e preenche os restantes
espaços:
2
|
2
|
2
|
2
|
2
|
2
|
6
|
10
|
14
|
18
|
2
|
10
|
26
|
50
|
82
|
2
|
14
|
50
|
||
2
|
18
|
Desafio 6)
Qual o valor a ser pago, em boleto, pelo celular
descrito na promoção abaixo?
Qual o valor total do celular se ele for pago em 15 parcelas?
Qual o valor total do celular se ele for pago em 15 parcelas?
Qual o percentual pago a mais se optar pelo pagamento
parcelado?
Anúncio:
Celular MP7 Rocket Red
Celular desbloqueado com GSM, Quad Band, Dualchip,
Mp3 e Mp4
players, Bluetooth, lanterna e Rádio FM.
Por R$ 890,00 com 10% de desconto no boleto
ou em até 15x de R$ 88,60.
Desafio 7)
Usando a calculadora
O uso da calculadora para cálculo de porcentagens é
bastante comum. Tanto que em praticamente todos os modelos existe a tecla %.
Veja como usá-la:
(aqui, também pode ser usada uma calculadora virtual)
(aqui, também pode ser usada uma calculadora virtual)
Por exemplo, vamos calcular 30% de 400.
Digite: 400
Aperte a tecla de multiplicação: X
Digite: 30
Aperte a tecla de porcentagem: %
Aparecerá o resultado 120.
Aperte a tecla de multiplicação: X
Digite: 30
Aperte a tecla de porcentagem: %
Aparecerá o resultado 120.
Calcule, com o auxílio da calculadora física ou
virtual, as porcentagens:
a) 15% de 430
a) 15% de 430
b) 340% de 50
c) 47% de 804
d) 6,3% de 75
e) Escolha duas letras acima para demonstrar os
cálculos realizados pela calculadora.
f) A calculadora nada mais faz do que executar
uma série de fórmulas escritas por um programador. Explique o que acontece
“dentro da calculadora” quando você aperta a tecla %.
MISSÃO:
O raciocínio lógico-matemático é essencial para nosso desenvolvimento e vivência no dia a dia, bem como a linguagem escrita e midiática (mídias: áudio, som, imagens - para saber um pouco mais sobre linguagem/comunicação midiática: http://celacom.fclar.unesp.br/pdfs/41.pdf).
Sendo assim, nesta etapa vocês deverão:
1) Completar a mensagem sobre o uso das tecnologias na sala de aula, enviada via SMS para o celular do facilitador. Deverão ser escritas pelo menos três frases, sem o emprego dos verbos TER, SER e ESTAR, em qualquer tempo verbal. Após a escrita, a equipe enviará a mensagem inicial com sua contribuição para o número 31-84388764, que encaminhará a próxima equipe.
2) Fazer uma releitura da escola atual, usando a capacidade crítica e criativa para construir através do celular o que seria um modelo de escola/educação diferente, inovador, uma Escola do Futuro.
Segue abaixo um exemplo de releitura:
Vida Maria:
Vida Maria - Recomeço:
RECURSOS:
Vocês podem utilizar para resolver os desafios e missão:
- Lápis;
- Papel;
- Calculadora física ou virtual;
- Celular;
- Internet:
AVALIAÇÃO:
Cada equipe deverá enviar o resultado dos desafios via chat, celular ou e-mail.
A pontuação das respostas corretas será realizada de acordo com a ordem de recebimento dos resultados. A primeira resposta será pontuada em 20 pontos, a segunda resposta em 10 pontos e a terceira resposta em 5 pontos.
Vocês terão 30 minutos para realizar todas as atividades.
CONCLUSÃO:
Parabéns!!! Vocês fizeram um excelente trabalho de equipe!
Com a contribuição de vocês, união de professores e alunos, será possível usarmos as tecnologias disponíveis no mundo para ampliar, bem como facilitar e deixar mais prazeroso o processo ensino-aprendizagem nas escolas.
Não pare nesta experiência...
Você, aluno: Pergunte, reflita, pense, vá além do conteúdo da sala de aula, seja curioso.
Você, professor: Instigue seu aluno a pensar, dê a direção, jamais a resposta pronta, utilize os diversos recursos disponíveis, peça e aceite ajuda e contribuição tecnológica do seu aluno, que já nasceu plugado (Geração Y e Z).
CRÉDITOS E ALGUMAS REFERÊNCIAS: